Aumenta a confiança dos brasileiros em compartilhar seus dados financeiros


Nos últimos quatro anos, à medida que o conceito de Open Finance, que implica no compartilhamento autorizado de informações entre instituições financeiras, ganhou tração no Brasil, a preocupação dos brasileiros com o compartilhamento de dados financeiros diminuiu.

De acordo com o estudo da Open Finance Brasil, encomendada pela TecBan à Ipsos, em 2021, 45,8% das pessoas expressavam preocupações em relação ao uso dessas informações, porém, em 2023, essa proporção caiu para 34%. Esse declínio é um sinal positivo, sugerindo que os brasileiros estão gradativamente se tornando mais receptivos à concepção de Open Finance.

Ao comparar os anos de 2021 e 2023, é evidente que as quatro principais preocupações dos entrevistados relacionadas ao uso do Open Banking experimentaram uma queda significativa. Em 2023, a inquietação em relação a crimes financeiros reduziu de 48% para 36%, a preocupação com a maneira de utilização dos dados diminuiu de 45,8% para 34%, o receio de perder o anonimato dos dados caiu de 43% para 29%, e a preocupação com a falta de proteção dos dados declinou de 41% para 28%. Essas reduções refletem um aumento no nível de informação e confiança das pessoas no uso responsável de seus dados financeiros.

De acordo com o estudo, 49% dos clientes que estão cientes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) relatam sentir-se mais confortáveis ao compartilhar informações. Isso ressalta a importância da educação dos consumidores sobre seus direitos e da regulamentação em vigor para proteger seus dados financeiros.

À medida que os cidadãos adquirem mais confiança na proteção de seus dados e na transparência do sistema financeiro, é possível antecipar um impacto positivo em todo o ecossistema. Essa evolução na confiança neste novo ecossistema de compartilhamento de dados pavimentará um caminho promissor para um sistema financeiro mais inclusivo e confiável.


Assuntos relacionados